segunda-feira, 4 de maio de 2009

A venda ilegal de lotes da reforma agrária



Assentados do MST vendem terras de reforma agrária

A comercialização e o arrendamento de terras de assentamentos da reforma agrária são proibidos por lei. Veja flagrantes de venda ilegal no Rio Grande do Sul

Com uma câmera escondida, registramos a venda ilegal de lotes no Rio Grande do Sul. Em Hulha Negra, na região da campanha, um agricultor que se diz missionário e mora na cidade negocia os dezoito hectares que ganhou do governo. “Eu quero R$ 15 mil nesse meu lote. É lote com casa e tudo”, garante.

Leia mais sobre Brasil no G1

Perto dali, em outro assentamento do MST, mais ofertas: “Tchê, estou pedindo R$ 30 mil, deixo tudo, só levo as coisas de dentro de casa. Deixo criação, deixo tudo”.

O agricultor diz que vai em busca de emprego numa fábrica de calçados: “O pagamento não aparece. Isso nem pode contar que tu me pagou”.

Uma investigação do Incra em 183 assentamentos federais no estado apontou 147 casos de irregularidades. Se comprovadas, os assentados perderão as terras e serão excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária, o que já aconteceu com 22 agricultores, nos últimos três anos.

Policiais federais e militares controlam a colheita do arroz em três assentamentos do Rio Grande do Sul. O plantio foi considerado irregular pela Justiça Federal. A safra foi apreendida.

“Quem arrendou para nós foram os assentados. Foi uma parceria com os assentados. Mas o Incra sempre soube disso, desde o primeiro dia”, diz um agricultor.

O superintendente do Incra no Rio Grande do Sul, Mozart Dietrich, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por supostamente incentivar o esquema. Dietrich foi mantido no cargo mesmo após as denúncias. Ele não quis gravar entrevista e o procurador do Incra negou as acusações.

“O Incra não compactua com qualquer ato de improbidade administrativa. Houve uma reunião para comunicar o grupo de arrendatários de que não haveria mais arrendamento no âmbito do projeto”, explica o procurador regional do Incra (RS) André Luís Vieira Duarte Silva

O MST do Rio Grande do Sul também não quis gravar entrevista. Em nota, o Movimento dos Sem Terra informou ser contrário a qualquer tipo de arrendamento em assentamentos ou venda de lotes.

Fonte: Bom Dia Brasil/Globo.

Um comentário:

Americanas.con disse...

Em 4 de junho comprei no site americanas.com uma tv led, que chegou em minha casa com defeito, depois de esperar muito no call center, em 15 de julho finalmente retiraram a tv com defeito para uma suposta troca, e pasmem : Ela sumui!!!! Nem a transportadora a serviço do site nem a loja me dão a menor satisfação de quando terei a tv comprada e já paga em minha casa.
Moral da história tive que recorrer a justiça para garantir meu direito. Mas a primeira audiência só acontecerá final do mês de outubro.
Não tive o prazer de ver a copa na tv comprada ,e até agora estou sem a mesma!Enfim não aconselho ninguém a comprar nesse site! Infelizmente, me enganei ... Pensava que compras pela internet fossem seguras. NÃO COMPREM DE JEITO NENHUM, NO SITE AMERICANAS.COM